Projeto de Resolução institui Sessões Itinerantes a fim de fortalecer a participação popular

No dia 12 de junho de 2023, a Câmara aprovou em única discussão o Projeto de Resolução nº 010/2023, de autoria da Mesa Diretora, que tem como objetivo instituir as Sessões Itinerantes no município e estabelecer diretrizes para sua realização.

Uma sessão itinerante é uma modalidade de sessão legislativa que ocorre fora da sede da câmara, levando os trabalhos e debates para diferentes regiões do município de Juara. Durante essas sessões, são seguidos os procedimentos e regras estabelecidos para as sessões ordinárias, mas adaptados ao local de realização. Nelas, os munícipes têm a oportunidade de participar ativamente, apresentando suas preocupações, sugestões e demandas diretamente aos vereadores. Essas sessões proporcionam um ambiente mais acessível para a comunidade se envolver no processo legislativo e expressar suas opiniões.

Com a ideia que a medida contribuirá para o desenvolvimento e progresso do município, o projeto recebeu parecer favorável da CLJR (Comissão de Legislação, Justiça e Redação) e, durante a 14ª Sessão Ordinária foi aprovado em única discussão pelos parlamentares.

A aprovação desse projeto representa um importante passo para a democratização dos processos legislativos em Juara. As sessões itinerantes possibilitarão que os vereadores ouçam diretamente as demandas e necessidades da população em seus próprios bairros e comunidades, tornando a atuação legislativa mais próxima e efetiva.

A Câmara Municipal de Juara destaca a importância da participação ativa dos munícipes e reafirma seu compromisso com o fortalecimento do vínculo entre a população e seus representantes, resultando em uma gestão mais transparente e voltada para as reais necessidades da comunidade juarense.