Oficinas Interlegis: Juara sediou capacitação do Senado Federal na última semana

A Câmara Municipal de Juara teve o privilégio de sediar duas Oficinas Interlegis, entre os dias 2 e 5 de abril deste ano, proporcionando uma oportunidade ímpar de capacitação e modernização para os servidores do Legislativo e agentes políticos da região.

O Interlegis, programa do Senado Federal que visa transferir tecnologia e promover a capacitação, tem desempenhado um papel crucial na capacitação de servidores do Legislativo e agentes políticos em todo o país. As Oficinas Interlegis representam uma oportunidade valiosa para aprimorar a qualidade do trabalho nas câmaras municipais, fortalecer a transparência e eficiência das instituições e elevar o nível de qualificação dos mandatos parlamentares.

A Presidente da Câmara Municipal de Juara, Vereadora Sandy, em busca de oportunidades de capacitação para o legislativo juarense, solicitou ao Senador Jayme Campos a realização das Oficinas Interlegis em Juara. O resultado foi a concretização deste evento, que contou com a participação de sete câmaras municipais da região.

A primeira oficina, conduzida pelo Professor José Bonifácio, abordou o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). Durante os dias de treinamento, os servidores foram capacitados para implantar e configurar o SAPL, além de aprender a alimentar o sistema com dados relativos ao processo legislativo, desde a proposição até a deliberação no plenário.

Já a segunda oficina, ministrada pelo Professor Adalberto Oliveira, concentrou-se na Articulação e Compilação de Textos Legais. Os participantes aprenderam a utilizar os módulos do Sistema SAPL que permitem exibir as leis na sua versão compilada, incluindo alterações, revogações e revisões de textos em sequência cronológica.

O evento foi realizado no laboratório de informática da UNEMAT, proporcionando um ambiente propício para o aprendizado e networking entre os participantes.

A Presidente da Câmara Municipal de Juara, juntamente com toda a equipe, expressa profundo agradecimento ao Senado Federal e ao programa Interlegis pela oportunidade de capacitação oferecida, além da UNEMAT por ceder o espaço.

O conhecimento adquirido durante essas oficinas contribuirá significativamente para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela casa legislativa.