Dr. Onilmar Köhler assume direção técnica e Beth Lauro a direção administrativa.
Na manhã desta terça-feira, 17 de junho, foi apresentado oficialmente o Dr. Onilmar de Oliveira Köhler como novo diretor técnico do Hospital Municipal de Juara. A apresentação ocorreu durante coletiva de imprensa realizada nas dependências da unidade hospitalar, onde o médico detalhou os primeiros passos de sua gestão.
Estiveram presentes no momento o prefeito Nei da Farmácia, o vice-prefeito Léo Boy, a presidente da Câmara Municipal, vereadora Patrícia Vivian, e os vereadores Alex, Eraldo Markito, Ganso Costa, Zé Carlos Mototáxi e Zé Galvão, demonstrando o apoio das autoridades municipais à nova administração.
O Dr. Onilmar explicou que a primeira etapa de seu trabalho será um período de diagnóstico para avaliar a situação atual do hospital. "Nós agora faremos um período de diagnóstico. É um período curto em que nós faremos a avaliação da situação do hospital e a partir daí vamos propor algumas mudanças", declarou o novo diretor técnico.
Segundo ele, o foco principal não está na infraestrutura, mas sim na organização dos processos. "O nosso maior problema é fluxo, processo, organização e execução, definitivamente. O início do nosso trabalho é estudar como fazer o desenho de tudo isso, fazer a organização do processo, definição de fluxo, treinamento das equipes e execução desses processos", explicou.
Uma das principais preocupações da administração é manter os profissionais médicos na unidade. Onilmar garantiu que pelo menos metade dos médicos plantonistas da emergência permaneceram na equipe e fez um convite aberto aos demais profissionais. "Deixo aqui claro que todos os médicos que trabalhavam na empresa anterior podem nos procurar se quiserem trabalhar. Nós não queremos que nenhum médico que mora na região precise se deslocar", afirmou, ressaltando que a empresa se comprometeu com garantia financeira para manter os salários atuais.
O diretor técnico destacou que, apesar de Juara ser considerada uma cidade pequena, o Hospital Municipal tem comportamento regional, atendendo aproximadamente 60 mil habitantes de pelo menos quatro municípios da região. "Então, nós não somos mais um hospital pequeno de comportamento de cidade pequena do interior. Isso precisa ser estudado e readequado", observou.
Uma das principais propostas da nova gestão é implementar um programa de classificação de risco, baseado na experiência do Dr. Onilmar no Rio de Janeiro, onde trabalhou em grandes hospitais como o Hospital Adão Pereira Nunes. "Vamos trabalhar muito sobre a questão da classificação de risco. A conscientização da população, o entendimento quanto a isso", explicou o diretor, propondo um trabalho conjunto com a prefeitura, Câmara Municipal e imprensa para educação em saúde da população.
A presidente da Câmara, vereadora Patrícia Vivian, manifestou apoio à mudança e destacou a competência do novo diretor. "Eu estou muito feliz com a decisão. Sei da competência do Dr. Onilmar", declarou.
Patrícia parabenizou a nova diretora administrativa, Elizabeth Pio Lauro, conhecida como Beth Lauro: "Quero também parabenizar a nova diretora que é a Beth Lauro, que eu tenho certeza que ela vai fazer um trabalho magnífico, assim como os outros diretores que passaram por aqui também fizeram".
A vereadora também reforçou o papel da Câmara na conscientização da população sobre o uso adequado dos serviços de saúde. "Nós da Câmara de Vereadores estamos disponíveis também para que seja feita essa conscientização para a população", afirmou, explicando a importância de direcionar casos menos graves para a UPA.
A mudança na direção técnica faz parte de um processo mais amplo de reestruturação do Hospital Municipal, com a entrada da empresa Hospmed Serviços Médicos, que venceu processo licitatório para gestão da mão de obra médica da unidade. A nova gestão prometeu uma abordagem mais técnica e organizada, focada na melhoria dos processos internos e no atendimento humanizado à população, sempre com o apoio das autoridades municipais e da comunidade juarense.