Julho Verde e Amarelo: Mês de conscientização sobre tumores de cabeça e hepatites virais

O mês de julho é um período de conscientização e prevenção sobre tumores de cabeça e hepatites virais. A Câmara Municipal de Juara destaca duas campanhas essenciais para a saúde da população: o "Julho Amarelo" e o "Julho Verde".

O Julho Amarelo é um movimento que busca disseminar informações relevantes sobre as hepatites virais, promovendo a conscientização e incentivando a prevenção dessas doenças. As hepatites virais são um conjunto de doenças que afetam o fígado, podendo ser causadas por diferentes vírus, como os da hepatite A, B, C, D e E. A transmissão ocorre por meio de diversas vias, como o contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de agulhas e seringas, entre outras formas de contato com fluidos corporais infectados.

Além disso, a campanha Julho Amarelo busca combater o estigma e o preconceito associados a essas doenças. Muitas vezes, pessoas que vivem com hepatite sofrem discriminação e exclusão social devido à falta de conhecimento e compreensão por parte da sociedade. Portanto, a campanha visa promover a solidariedade, a empatia e a conscientização sobre a importância do apoio e acolhimento a esses indivíduos.

Já o Julho Verde é um período dedicado à conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço. Esses tumores podem afetar diversas estruturas, como boca, língua, garganta, laringe e glândulas salivares. A campanha tem como objetivo informar a população sobre os fatores de risco, os sinais e sintomas desses tumores, buscando promover o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento adequado.

É fundamental ressaltar que a prevenção desempenha um papel crucial em ambas as campanhas. No caso das hepatites virais, a vacinação é uma das principais estratégias de prevenção. É importante que a população esteja ciente da disponibilidade dessas vacinas e busque se imunizar. Além disso, outras medidas de prevenção incluem o uso de preservativos nas relações sexuais, evitar o compartilhamento de agulhas e seringas, adotar práticas de higiene pessoal adequadas e manter um estilo de vida saudável.

No caso dos tumores de cabeça e pescoço, o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e a exposição ao vírus do papiloma humano (HPV) estão entre os principais fatores relacionados a esses tumores. Portanto, é importante evitar o consumo excessivo de álcool, não fumar e adotar práticas sexuais seguras.