Janeiro Roxo - Combate e Prevenção da Hanseníase

A fachada da Câmara Municipal de Juara, está iluminada de roxo, em apoio a campanha mundial “Janeiro Roxo - Combate e Prevenção da Hanseníase”. Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou o uso da cor roxa para campanhas educativas sobre a doença.

A suspeita da doença baseia-se na presença de sinais e sintomas como manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com diminuição da sensibilidade e dormência, área de pele seca com diminuição de pelos e de suor.

O tratamento precoce é importante, não somente para interromper a cadeia de transmissão, mas para diminuir as chances de surgirem danos neurais que podem gerar incapacidades físicas irreversíveis.

Em Juara, a Lei Municipal nº 2.937/2021, de autoria dos vereadores Dra. Mônica Costa, Léo Boy, Zé Galvão, Luciano Olivetto, Eduardo do Boxe, Eraldo Markito, Marta Dalpiaz e Welington Martins, instituiu e incluiu no calendário oficial do Município de Juara, a Semana Municipal de Combate e Prevenção da Hanseníase, à ser realizada na última semana do mês de Janeiro.

Previna-se. O teste para diagnóstico e o tratamento da doença podem ser feitos gratuitamente no AAER - Ambulatório de Atenção Especializada e Regionalizada de Juara, localizado na Rua Curitiba, esquina com a Rua José Martins, centro ou ainda, em qualquer rede pública de saúde do município.