Instrumentos musicais com materiais recicláveis formam banda de escola em Juara.

Criatividade e interação.

Certamente que muitas pessoas sabem que é possível transformar materiais recicláveis em instrumentos musicais, porém, há pessoas que podem pensar que é difícil de extrair música de restos jogados no lixo.

Não é!

Muitos dos materiais necessários estão ao alcance de nossas mãos em casa mesmo: Latas de leite em pó, pedaços de cano de PVC, garrafas pet, pratos e bacias de alumínio, pedaços de bambu, cabos de vassoura, baldes de tinta, etc.

Seguindo esta premissa, a primeira iniciativa neste sentido foi gerada na Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes, no início do ano letivo de 2010, através do professor Rubens Queiróz (Rubinho) e parceiros. Os alunos foram  incentivados catarem tudo o que pudesse emitir sons diferentes e ai surgiu a ‘Fanfarra Ecológica Bate Lata Mariazinha’.

Alguns ensaios e evidentemente, ‘notas desconexas’ a Mariazinha já se achava pronta para apresentação pública. Em 2010 tocou no desfile de 07 de setembro.  Na manhã de domingo, do dia 17 de abril de 2011, no Centro de Eventos João Paulo II, quando da visita da senhora, Maria da Penha, vítima de violência doméstica e que proferiu a palestra ‘EU SOBREVIVI PARA CONTAR’. A banda arrancou aplausos do público que lotava o evento.

O projeto continua, porém na Escola Estadual Plena Daury Riva e os 21 alunos integrantes da fanfarra demonstram bastante domínio dos ritmos musicais. O nome da banda escolar agora é ‘Fanfarra Bate Latas Daury Riva’ e a exemplo de quando foi criada a ‘Mariazinha’, ganha outra vez destaque na imprensa, pelo envolvimento dos alunos no processo ensino/aprendizagem, na interação social e no respeito à diversidade.