Formatura de início da Operação Brasil Verde 2 em Juara, aconteceu hoje na ACRIVALE

Um comboio do Exército Brasileiro atravessou os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, perfazendo o trajeto entre os municípios de Coxim - MS e Juara – MT. Os Militares já estabeleceram bases em diversas localidades de Mato Grosso, o Comando Conjunto Barão de Melgaço realiza patrulhamento terrestre e opera postos de bloqueio e controle de estradas para vistoriar veículos em ações relacionadas a Operação Brasil Verde 2.

Cerca de 170 militares do 47º Batalhão de Infantaria, “Batalhão Sertanista Domingos Gomes Beliago”, comandados pelo Coronel Jose Giron Sobrinho Neto, transformaram o parque de Exposições da ACRIVALE em uma Vila Militar, onde permanecerão acampados e será a base de todas as missões que acontecerão no município de Juara e região.

Participaram da formatura na manhã desta sexta-feira, 29, além do Comandante 47º Batalhão de Infantaria, o prefeito Carlos Sirena, o presidente da Câmara Municipal vereador Leo Boy, vice-presidente Ulliane Macarena, vereadores Marta Dalpiaz e Hélio Castão, secretários municipais e outras autoridades.

Operação Brasil Verde 2

O Governo Federal deflagrou a Operação Verde Brasil 2 para ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais direcionadas ao desmatamento ilegal e focos de incêndio, na Amazônia Legal.

A autorização para emprego das Forças Armadas para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e para ações subsidiárias vai de 11 de maio a 10 de junho. A determinação presidencial está publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020.

As ações vão ocorrer na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos Estados da Amazônia Legal. Está autorizada ainda a atuação das Forças Armadas nos estados da Amazônia Legal que vierem a apresentar requerimento, levando em consideração que Pará, Mato Grosso e Rondônia já solicitaram.

Para isso, o Ministério da Defesa, de acordo com a Diretriz Ministerial 09/2020, de 7 de maio, ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), para atuar na área englobada pelos estados do Acre, Rondônia e Sul do Estado do Amazonas; Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), que atua em Mato Grosso; e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), que cobre a área englobada pelo Estado do Pará.

A missão desempenhada pelas Forças Armadas é desenvolvida sob coordenação da Vice-Presidência da República e em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública.

O orçamento inicial é de R$ 60 milhões. Até o momento, estão empregados 3,8 mil militares, além de mais de 140 meios de transporte, entre embarcações, viaturas e aeronaves das três Forças de Defesa.

Os meios utilizados pelas Forças Armadas são acrescidos aos dos demais integrantes parceiros da missão. São eles: Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O início das atividades envolve deslocamento de pessoal, reconhecimento das áreas de atuação, preparação dos meios e materiais necessários e ações efetivas de combate ao desmatamento.