Fevereiro reúne consigo duas cores que remetem a importantes campanhas de conscientização

As campanhas visam incentivar o diagnóstico precoce, para que as pessoas que convivem com essas doenças possam ter qualidade de vida

Segundo o Ministério da Saúde, as cores roxo e laranja têm significados importantes, como o alerta, o cuidado e a conscientização. A cor roxa foi escolhida para a conscientização do Lúpus, da Fibromialgia e do Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para conscientizar um dos tipos mais graves de câncer, a Leucemia.

O Lúpus é uma doença autoimune inflamatória que pode afetar diversos órgãos e tecidos, causando sintomas como febre, dor nas articulações, fadiga, entre outros. A fibromialgia, síndrome que causa dores musculares difusas, fadiga, rigidez muscular, dor após esforço físico e anormalidades do sono, pode se agravar a depressão e crises de ansiedade. Alzheimer é uma doença neurodegenerativa, causada pela morte de células cerebrais e se apresenta como demência ou perda de funções cognitivas, afetando a memória e o comportamento. A Leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Os sintomas incluem anemia, palidez, sonolência, fadiga, palpitação, manchas roxas na pele ou pontos vermelhos, bem como gânglios linfáticos inchados, perda de peso, febre e dores nas articulações e ossos.

Esta Casa de Leis entrou no clima das campanhas de saúde que o Brasil vem se dedicando e todo mês ilumina a fachada com as cores representativas das campanhas.