Crianças do CRAS conhecem o trabalho do Poder Legislativo

Nesta quarta-feira, a Câmara Municipal de Juara recebeu a ilustre visita das crianças do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), proporcionando-lhes uma oportunidade única de vivenciar o papel de um vereador e compreender o funcionamento do processo de votação de projetos. A visita, que faz parte de um dos eixos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferecido pelo CRAS, também incluiu um tour pelas dependências da Câmara.

Acompanhados pelos seus instrutores, as crianças foram recebidas pela Presidente da Câmara, Vereadora Sandy de Paula e pelos vereadores presentes, Dra. Mônica Costa, Welington Martins e Zé Galvão. O encontro teve como objetivo apresentar o papel do Poder Legislativo na criação das leis que regem o município.

O SCFV é um serviço essencial oferecido pelo CRAS de Juara, dividido em quatro eixos: "Eu comigo", "Eu com quem cuida de mim", "Eu com os outros" e "Eu com a Cidade". O eixo explorado nesta visita, o Eixo 4 - "Eu com a Cidade", visa ampliar a perspectiva das crianças em relação ao funcionamento da cidade e o exercício da cidadania.

Durante a visita à Câmara Municipal, as crianças puderam vivenciar o trabalho dos vereadores, entendendo as atribuições e responsabilidades inerentes à função legislativa. Elas participaram de uma simulação de votação de projetos, experimentando na prática como é tomar decisões que impactam a vida da comunidade.

Além da experiência no Plenário, as crianças também realizaram um passeio pelas dependências da Câmara, conhecendo diferentes setores e compreendendo o papel do Poder Legislativo. Essa parte da visita teve como objetivo proporcionar uma visão abrangente da estrutura administrativa.

O CRAS de Juara desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes atendidos pelo programa. Atualmente, o centro atende 80 crianças e adolescentes por meio de oficinas realizadas nas segundas e quartas-feiras, na Secretaria de Assistência Social. Além disso, o projeto "Vida Ativa", coordenado pela Professora Josi, oferece atividades nas segundas, quartas e sextas-feiras no Jardim América.

A visita das crianças proporcionou uma experiência cidadã e educativa, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e atuantes em sua comunidade. Por fim, a Câmara Municipal de Juara reafirma seu compromisso em apoiar iniciativas que fortaleçam os vínculos sociais e estimulem o pleno exercício da cidadania no município.