Comenda do Mérito Desportivo “José Carlos de Oliveira” será instituída no âmbito do Poder Legislativo

Durante a última Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Juara, realizada no dia 13 de novembro de 2023, foi aprovado em única discussão o Projeto de Resolução n° 012/2023. O projeto, de autoria do Vereador Eduardo do Boxe, institui no âmbito do Poder Legislativo Municipal a "Comenda do Mérito Desportivo José Carlos de Oliveira".

Essa comenda tem como objetivo homenagear atletas, paratletas, personalidades, entidades, clubes e associações que se destacaram no meio desportivo em Juara. A honraria reconhecerá aqueles que prestaram relevantes serviços para o fomento e disseminação de práticas esportivas, tanto amadoras quanto profissionais, contribuindo para o fortalecimento do esporte local. A concessão da comenda será realizada por meio de Projeto de Decreto Legislativo, devidamente justificado. Cada Vereador terá o direito de condecorar um homenageado, escolhido entre as categorias estipuladas. Serão aceitas homenagens post mortem, desde que atendidos os critérios estabelecidos na Resolução.

A Comenda presta uma homenagem especial a José Carlos de Oliveira, coordenador do projeto "Centro Comunitário de Atividades Integrado Sonho Meu" e amante do futebol juarense, falecido em 15 de outubro de 2023. Conhecido como Zé Carlos, ele foi um dedicado colaborador da comunidade, fundador do projeto que, ao longo de 17 anos, promoveu valores esportivos e sociais, formando inúmeros cidadãos.

O projeto, iniciado em 2006, enfrentou desafios financeiros, mas Zé Carlos nunca desistiu de seu compromisso. Mesmo diante das dificuldades, ele organizava eventos para as crianças, utilizando seus próprios recursos financeiros para tornar esses momentos especiais.

A aprovação desta resolução representa não apenas o reconhecimento dos méritos esportivos, mas também uma homenagem póstuma a José Carlos de Oliveira, cujo legado na promoção do esporte e na formação de jovens cidadãos é inestimável para a comunidade juarense.

A entrega da Comenda acontecerá anualmente no mês de setembro, em Sessão Solene organizada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal de Juara. A escolha deste mês remete às festividades alusivas ao Dia do Educador Físico, comemorado em 1º de setembro.

A Câmara Municipal de Juara parabeniza e agradece a todos os envolvidos na concretização desta iniciativa que visa perpetuar a memória de José Carlos de Oliveira e valorizar o esforço e dedicação daqueles que fazem a diferença no esporte local. Que esta homenagem inspire futuras gerações a seguir o exemplo de dedicação e amor pelo esporte.