Câmara Municipal de Juara celebra o legado de Zé Paraná: 20 Anos de Saudade

Na última quinta-feira, 29 de fevereiro, a Câmara Municipal de Juara promoveu a comovente Sessão Solene em Memória do Colonizador José Pedro Dias, conhecido como Zé Paraná, marcando duas décadas desde sua partida. O evento, idealizado pela Presidente do Legislativo Vereadora Sandy, foi um tributo a um homem cujo legado deixou marcas profundas na história de nossa cidade.

A Sessão contou com a presença Vereadores e do Prefeito Municipal Carlos Sirena, demonstrando a importância e o reconhecimento coletivo a Zé Paraná e sua contribuição para Juara.

O evento iniciou-se com a solene execução do Hino Nacional Brasileiro, seguido por um vídeo emocionante narrado pelo ilustre "Gauchinho", que retratou a rica trajetória de Zé Paraná, desde seus feitos pioneiros até sua essência como visionário e líder comunitário.

Após o vídeo, foram proferidos discursos emocionantes em homenagem a Zé Paraná. A Vereadora Marta Dalpiaz, em nome dos Vereadores, destacou os valores de coragem e determinação que caracterizaram a vida do colonizador, enquanto o Vereador Luciano Olivetto ressaltou a importância de preservar e valorizar a memória de figuras emblemáticas como Zé Paraná para as futuras gerações.

O Prefeito Municipal, em sua intervenção, enalteceu a figura de Zé Paraná como um símbolo de união e progresso para Juara, ressaltando sua influência atemporal na comunidade. Ele destacou a importância de preservar a memória e os valores deixados pelo colonizador, enfatizando a inspiração que sua vida e obra continuam a proporcionar nas gerações presentes e futuras de juarenses.

A comoção atingiu seu ápice quando a esposa de Zé Paraná, dona Nilza, tomou a palavra, compartilhando memórias e exaltando a grandeza do homem por trás do mito. Sua coragem, bravura e coração generoso ecoaram nas palavras, reafirmando o impacto indelével deixado por José Pedro Dias em nossa comunidade.

Por fim, a Vereadora Sandy, neta e afilhada do colonizador, emocionada fez seu tributo pessoal a seu avô, ressaltando a importância de preservar a história de Juara. Como um gesto significativo neste sentido, a presidente inaugurou o novo projeto da Câmara Municipal, a Galeria Histórica de Juara, hospedada no site oficial da instituição.

"A Galeria Histórica de Juara é um espaço dedicado a preservar e compartilhar as memórias e imagens que contam a história de nossa cidade desde o início de tudo, em 1973. Convidamos a população juarense a contribuir com suas próprias fotografias e relatos, enriquecendo assim esse valioso acervo que reflete a identidade e a trajetória de nossa comunidade. Todas as contribuições serão cuidadosamente avaliadas pela equipe da Câmara e incluídas na galeria, garantindo que a história de Juara seja perpetuada para as gerações futuras.

Neste momento de reflexão e gratidão, renovamos nosso compromisso em honrar o legado de Zé Paraná e fortalecer os laços que unem nossa comunidade. Que sua memória continue a nos inspirar a construir um futuro ainda mais promissor para Juara."

Assessoria de Comunicação/Câmara Municipal de Juara