5 de Fevereiro: Dia Nacional da Mamografia

Neste Dia Nacional da Mamografia, a Câmara Municipal de Juara através da Procuradoria da Mulher, destaca a relevância desse exame na detecção precoce de alterações nas mamas, ressaltando a importância da conscientização sobre a saúde das mulheres.

A mamografia, um exame de radiografia das mamas realizado por um mamógrafo, é fundamental para identificar alterações suspeitas que podem indicar a presença de câncer de mama. No Brasil, o Ministério da Saúde, juntamente com a Organização Mundial da Saúde, recomenda a realização da mamografia de rastreamento em mulheres entre 50 a 69 anos, a cada dois anos, mesmo na ausência de sinais ou sintomas.

É crucial que as mulheres estejam atentas à saúde de suas mamas, observando-as regularmente em momentos cotidianos, como durante o banho ou a troca de roupa. A descoberta casual de pequenas alterações mamárias pelas próprias mulheres é recorrente, uma vez que a maioria dos casos de câncer de mama é identificada dessa maneira.

O câncer de mama é uma condição resultante da multiplicação de células anormais na mama. Existem diversos tipos de câncer de mama, alguns com crescimento mais rápido do que outros. No entanto, a maioria dos casos responde bem ao tratamento, especialmente quando diagnosticada e tratada precocemente.

A mamografia e o exame clínico das mamas são ferramentas essenciais na identificação de alterações suspeitas. No entanto, a confirmação do diagnóstico é obtida por meio do exame histopatológico, que analisa uma pequena parte retirada da lesão através de uma biópsia.

O Dia Nacional da Mamografia, celebrado em 5 de fevereiro, foi instituído pela Lei Federal nº 11.695/2008. Essa data tem como objetivo chamar a atenção para a importância do exame na detecção precoce de possíveis problemas nas mamas, contribuindo para o diagnóstico e tratamento eficaz do câncer de mama.