Vereadores visitam Escola Agrícola de Terra Nova do Norte buscando ampliar a educação agroecológica de Juara e região

Na manhã da última quarta-feira, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Juara, Vereadora Mônica Costa, e o 2º Secretário, Vereador Eraldo Markito, realizaram uma visita à Escola Estadual Terra Nova, localizada na 10ª Agrovila no município de Terra Nova do Norte, a aproximadamente 400 km de Juara. O objetivo da visita foi compreender as atividades desenvolvidas pelos estudantes e professores no Curso Técnico em Agroecologia.

A Escola Agrícola Terra Nova, fundada em 2010, atende 260 estudantes de 15 municípios, incluindo Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, União do Norte, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Colider, Nova Santa Helena, Itaúba, Tabaporã, Marcelândia, Cláudia, Nova Canaã do Norte, Terra Nova do Norte, e até mesmo Altamira e Novo Progresso, no sul do Pará. A escola proporciona formação técnica que visa contribuir para o desenvolvimento da região, especialmente do pequeno produtor, fomentando a agricultura familiar.

Durante a visita, os vereadores foram acompanhados pelos estudantes Kauan Schabarum e Dhenifer Rosin, que os guiaram por todos os setores da Escola Agrícola, apresentando tanto as áreas de plantas e animais quanto a parte pedagógica. A organização curricular da escola está estruturada de forma a garantir a formação integral dos estudantes, promovendo o desenvolvimento sustentável e solidário da comunidade.

A Escola Agrícola Terra Nova adota uma dinâmica de ensino chamada "Tempo Escola e Tempo Comunidade", onde a carga horária é distribuída de acordo com as etapas do processo de formação dos estudantes. O curso de Técnico em Agroecologia aborda aspectos como a relação do homem com a natureza, nutrição, sanidade e reprodução das plantações e criações, diversificação agropecuária e administração rural.

Os parlamentares demonstraram grande interesse nas atividades desenvolvidas na escola e destacaram a importância de implementar uma instituição semelhante em Juara. Segundo os mesmos, uma escola técnica de agroecologia em Juara fortaleceria a agricultura local e de toda a região do Vale do Arinos, oferecendo aos jovens uma formação qualificada e voltada para o desenvolvimento sustentável.

Agora, o objetivo é buscar junto à prefeitura e ao governo do estado os recursos necessários para implantar uma escola desse modelo em nosso município, beneficiando não só Juara, mas toda a região.

Com essa iniciativa, a Câmara Municipal de Juara reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento sustentável, buscando proporcionar aos jovens da região uma formação que contribua para a consolidação da agricultura familiar e o progresso socioeconômico do Vale do Arinos.