Sessão Plenária do Estudante: Juara celebra a participação da juventude na política municipal

Na última terça-feira, 12 de dezembro, a Câmara Municipal de Juara foi palco de um evento especial: a Sessão Plenária do Estudante, uma iniciativa idealizada pela Vereadora e Professora Marta Dalpiaz. Este marco evidencia o comprometimento da comunidade estudantil com a formação cívica e a participação política desde tenra idade.

Os protagonistas dessa iniciativa foram os Jovens Vereadores, eleitos democraticamente durante um processo de votação que abrangeu toda a Escola Oscar Soares, realizado no dia 29 de novembro. O processo eleitoral incluiu a simulação de urnas eletrônicas para proporcionar uma experiência autêntica aos representantes da juventude juarense.

Após a eleição, no dia 1 de dezembro, os Jovens Vereadores foram submetidos a uma aula de capacitação ministrada pela Secretária Legislativa da Câmara Municipal de Juara, Michelle D'Mont Leite. Durante esse período, eles absorveram conhecimentos sobre o funcionamento dos trabalhos legislativos, o papel de um vereador, as dinâmicas das Sessões, estruturas de Projetos de Lei, indicações, entre outros temas cruciais. A instrução contínua, até o dia da Sessão, foi uma parte fundamental do processo, proporcionando uma imersão prática no mundo legislativo.

A culminância desse processo educativo ocorreu durante a Sessão Plenária do Estudante, realizada na noite de 12 de dezembro. A Sessão de Posse precedeu a Sessão Ordinária, na qual os Jovens Vereadores tomaram posse formalmente e elegeram a Mesa Diretora. Os membros empossados foram:

Jovens Vereadores:

1. Kauany Rossete
  2. Ângela Vitória
  3. Rickelmy
  4. Ludmila Santos
  5. Gabriel Dutra
  6. João Paulo
  7. Iury Sanches

Mesa Diretora:

• Presidente: Kauany Rossete
  • Vice-presidente: Iury Sanches
  • 1ª Secretária: Ângela Vitória
  • 2º Secretário: Rickelmy

Após a cerimônia de posse, os Jovens Vereadores deram início à Sessão Ordinária, na qual tiveram a oportunidade de expressar suas demandas e perspectivas para o futuro da comunidade estudantil.

Para assistir à Sessão Plenária do Estudante na íntegra, acesse este link.

A Câmara Municipal de Juara enaltece o empenho dos jovens em participar ativamente na construção de uma sociedade mais justa e democrática, reforçando a importância da educação cívica e do envolvimento cidadão desde a juventude. Essa experiência marcante ressalta o compromisso da instituição em promover a participação política e a formação integral dos futuros líderes da comunidade juarense.