Entenda os malefícios dos fogos de artifícios para a sociedade

Os fogos de artifício são uma tradição comum em festividades e comemorações. No entanto, é importante ressaltar que essa prática pode ter consequências negativas para parte da sociedade.

Os fogos de artifício de estampido produzem ruídos intensos e imprevisíveis, o que pode gerar medo, estresse e ansiedade em crianças autistas. Estudos mostram que elas são particularmente sensíveis aos estímulos sensoriais, tornando esses fogos especialmente prejudiciais para elas. O barulho repentino e assustador dos fogos de artifício pode desencadear crises, aumentar o estresse e gerar desconforto emocional, prejudicando seu equilíbrio e bem-estar.

Além disso, animais de estimação também sofrem com esse barulho. Para eles, o estrondo dos fogos é um ruído ameaçador e assustador, capaz de gerar medo, estresse e pânico. Essas reações podem levar a comportamentos perigosos, como fugas descontroladas, acidentes e lesões.

Os idosos também podem ser afetados negativamente pelos fogos de artifício. A exposição a ruídos altos e súbitos pode desencadear estresse, ansiedade e até mesmo problemas de saúde, como aumento da pressão arterial e distúrbios do sono.

Consciente dessas questões, em 2021, a Câmara Municipal de Juara aprovou a Lei Municipal nº 2.900/2021, de autoria da vereadora Marta Dalpiaz, que proíbe a fabricação, comercialização, armazenamento, transporte, manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de artifício de estampido no município. E recentemente, entrou em vigor da Lei Estadual nº 12.155/2023, de autoria do Deputado Estadual Wilson Santos, que proíbe a queima e soltura de fogos de estampidos e artifícios em todo o estado de Mato Grosso. Essas medidas buscam ampliar a conscientização sobre os danos causados pelos fogos de artifício e promover um ambiente mais seguro e tranquilo para toda a população.

É importante ressaltar que as infrações às leis municipais e estaduais estão sujeitas a multas. As autoridades competentes serão responsáveis pela fiscalização e aplicação das penalidades correspondentes.

A Câmara Municipal de Juara faz um apelo à população para que compreenda a importância de respeitar as leis existentes e evite o uso de fogos de artifício de estampido. Contribua para a segurança, saúde e bem-estar de todos os cidadãos, especialmente aqueles mais vulneráveis.