Câmara de Juara sedia formação de enfrentamento ao tráfico de pessoas

Nesta terça-feira, 21 de maio, teve início no Plenário Daury Riva uma importante formação promovida pelo Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CETRAP-MT). O evento, que se estenderá até quinta-feira, visa capacitar e informar profissionais de saúde, assistência social, educação e segurança sobre o combate ao tráfico de pessoas.

A formação conta com a participação de servidores dos municípios de Juara, Tapurah, Porto dos Gaúchos e Novo Horizonte, além de autoridades municipais, incluindo a Presidente da Câmara, Vereadora Sandy, e os Vereadores Mônica Costa e Zé Galvão.

O cronograma do evento contempla conteúdo informativo ao longo de três dias. Na quarta-feira, a formação seguirá das 8h às 17h, e na quinta-feira, das 8h ao meio-dia. Durante esse período, os participantes serão instruídos sobre o combate e a prevenção a esse crime, além de conhecerem diversas formas de tráfico de pessoas, incluindo exploração sexual de crianças, adoção ilegal, retirada de órgãos, trabalho análogo à escravidão entre outros.

O principal objetivo dessa formação é disseminar informações cruciais sobre prevenção, fluxo de atendimento às vítimas e ações repressivas. Na região, a maior incidência de tráfico de pessoas está relacionada ao trabalho análogo à escravidão.

Nesta terça, o evento contou com palestras da Enfermeira Cleidi Souza, servidora da Secretaria Estadual de Saúde, Dulce Regina, membro do CETRAP, e Márcia Rocha, também servidora da Secretaria de Saúde.

O Promotor de Justiça Dr. Rodrigo da Silva também usou a palavra e abordou o marco regulatório e a legislação penal relacionada ao tráfico de pessoas.

A Câmara Municipal de Juara, como instituição parceira, reitera seu compromisso em apoiar eventos que visam a conscientização e combate a crimes tão graves quanto o tráfico de pessoas. A Presidente da Câmara, Vereadora Sandy, destaca a importância de despertar a comunidade para esses crimes e assegurar que as informações sejam amplamente divulgadas.

A população é encorajada a denunciar casos de tráfico de pessoas através dos canais Disk 100, Disk 180 e 190.