Bombeiros Militares alertam sobre os riscos do Rio Arinos durante Sessão na Câmara Municipal de Juara

A 14ª Companhia de Bombeiros Militares de Juína marcou presença na 32ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Juara nesta segunda-feira, sendo alvo de elogios pelos importantes serviços prestados em nosso município, na semana anterior, durante operações de busca por vítimas de afogamento no Rio Arinos. Os vereadores, em uníssono, expressaram o reconhecimento pela importância vital do trabalho desempenhado pela equipe de bombeiros em diversas situações, incluindo salvamento em afogamentos, combate a incêndios e intervenções em questões ambientais.

Durante o grande expediente da Sessão, o Major Diego Oliveira dos Reis, representante dos Bombeiros Militares, fez uso da palavra na tribuna para compartilhar informações relevantes sobre a segurança aquática na região. Ele ressaltou a crescente preocupação com o número de vítimas de afogamento nos rios do Vale do Arinos e Vale do Juruena, enfatizando a necessidade de conscientização e cuidados preventivos.

O Major Diego enfatizou que, mesmo para aqueles que sabem nadar, a água representa um perigo significativo. Ele abordou questões específicas relacionadas à condução de embarcações, destacando a importância do uso de coletes salva-vidas, equipamentos obrigatórios e a posse da carteira de arrais.

Para os banhistas, o Major compartilhou as seguintes dicas essenciais:

• Não superestime sua capacidade de nadar: Mesmo para aqueles com habilidades aquáticas, é crucial agir com prudência.
  • Nade sempre perto de um guarda-vidas: A presença de profissionais treinados aumenta a segurança.
  • Consulte o guarda-vidas ou conhecedores locais: Antes de entrar na água, verifique as condições e escolha os locais mais seguros.
  • Atenção especial às crianças: Supervisão constante é fundamental para garantir a segurança dos pequenos.
  • Evite áreas perigosas: Mantenha distância de pedras, estacas ou píeres que possam representar riscos.
  • Não nade sozinho: Ter companhia aumenta a segurança e a prontidão para reagir a situações de emergência.
  • Conheça a profundidade: Evite mergulhar em locais desconhecidos, onde a profundidade pode ser um perigo.
  • Prefira águas rasas: Escolher áreas de menor profundidade reduz os riscos associados ao mergulho.

A conscientização e a adoção de medidas preventivas foram destacadas como fundamentais para garantir a segurança dos banhistas na região, contribuindo para a redução do número de incidentes relacionados à água. A Câmara Municipal de Juara agradece a presença e as orientações valiosas dos Bombeiros Militares de Juína em prol da segurança da comunidade.