Câmara e comunidade se juntam para debater a LDO para 2017.

A Audiência Pública foi terça-feira 6.
Câmara e comunidade se juntam para debater a LDO para 2017.

Audiência Pública LDO/2017.

A Câmara Municipal de Juara realizou na noite desta terça-feira 6, a Audiência Pública para debater  a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2017.

Os membros da comissão permanente de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal, vereadores, Valdir Leandro Cavichiolli, presidente, Marta Sinhorin, secretária e Jeremias Alves, relator, coordenaram os trabalhos e foram auxiliados pelos servidores do Poder Legislativo, Alexandre Gorges, contador, Claudemir Fernandes, controlador interno e Lincoln Carvalho, diretor.

O vereador Léo Boy, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento e Fiscalização declarou que a Câmara Municipal está fazendo o seu e dando respostas para a comunidadew do trabalho que  os parlamentares  realizam.

A participação popular nas audiências possibilita que os problemas dos bairros sejam discutidos e contemplados no orçamento municipal e que algumas vezes não há  interesse por parte da maioria da população que não comparece na Câmara Municipal para saber o que está acontecendo ou de que forma o seu vereador está agindo.

Reuniões foram realizadas antes da Audiência Pública e a mesa diretora do Poder Legislativo disponibilizou no pleito eleitoral, aos dois candidatos a prefeito, Pedro Cobo (PRB) e Luciane Bezerra (PSB), uma cópia da LDO.

“A prefeita eleita Luciane Bezerra sugeriu várias emendas e sem dúvida serão acatadas pela comissão, afinal estamos analisando uma LDO que vai nortear o governo dela a partir do ano que vem” argumentou o vereador, Léo Boy.

A estimativa para orçamento do exercício de 2017 será em torno de cento e cinco milhões de reais (105.000.000,00) de acordo com informações da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização.

A arrecadação de 2016 chegará perto de 76 milhões de reais e para 2017, 105 milhões de reais. É uma estimativa mas se não atingir esta cifra poderá chegar pelo menos em 90 milhões de reais.

As metas são ações que já existem e podem ser aumentadas ou reduzidas, testes seletivos, alterações de salários, reajustes, descontos de IPTU, convênios, emendas de deputados no orçamento do estado ou da união, também foi discutido.

A prefeita eleita, Luciane Bezerra e alguns futuros secretários já indicados por ela também participaram da audiência.

Alguns vereadores eleitos e que tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2017 se fizeram presentes na Audiência Pública, juntamente4 com vários seguimentos da comunidade organizada.

As necessidades do município de Juara é, além de reorganizar a saúde, melhorar o transporte escolar, reforma das escolas e pavimentação asfáltica nos mais diversos bairros foram os problemas mais apontados e praticamente comum ao pensamento de todos os presentes.