Plano Municipal de Saneamento Básico foi debatido na Câmara de Vereadores.

A audiência foi com os engenheiros da UFMT.
Plano Municipal de Saneamento Básico foi debatido na Câmara de Vereadores.

Audiência pública PMSB.

A Prefeitura Municipal de Juara, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, realizou nesta quarta-feira 30, a audiência pública para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que visa estabelecer metas para os próximos 20 anos nos setores de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos.

A audiência reuniu membros da sociedade civil, comercial, vereadores e também contou com a presença e representantes da Concessionária Águas de Juara. A reunião foi presidida pelos engenheiros sanitaristas da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Luciana Nascimento Silva (sênior) e Rafael Bruzzon (júnior).

Os engenheiros apresentaram dados da realidade nos quatro eixos do planejamento básico que após discussão na comunidade irão se transformar em metas de prognóstico para um planejamento que contemple o curto, o médio e o longo prazo, por um período de 20 anos. Após apresentado o esboço do Plano, onde algumas sugestões foram feitas, e seguindo esses apontamentos algumas alterações devem ser feitas no Plano que foi apresentado.

“É importante ressaltar que é um planejamento e não um projeto, um planejamento para ser executado em longo prazo, em um período de 20 anos e a próxima alteração só poderá ser feita daqui há quatro anos, por isso é necessário que o Plano se enquadre na realidade de cada município”, explica e engenheira Luciana Nascimento.

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) está sendo elaborado por 106 dos 141 municípios mato-grossenses, os técnicos são da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e foram contratados pelo Governo do Estado para auxiliarem os municípios na elaboração deste Plano que é essencial para que o município receba recursos federais e estaduais.

Fonte: Aline Francisco/Assessoria/Prefeitura Municipal/Juara/MT.